domingo, 27 de novembro de 2011

Padrão Dólar Flexível - Fim do Modelo Bretton Woods

A hegemonia norte ameriana após o fim do modelo Bretton Woods - Primeira metade da década de 70

O dolar deixar de ser fixo não significa que ele não é mais confiável, que será substituido por outro ativo como unidade de conta e meio de troca, e não significa que existem ativos mais seguros que o dólar.
Existe um ativo mais seguro que o dólar? Não!
Sendo assim, os Estados Unidos não estão perdendo hegemonia.
O câmbio no padrão dólar flexível é determinado via taxa de juros, a entrada e a saída de capital é controlada pela taxa de juros, ou seja, a taxa de juros agora é mais importante que a taxa de cãmbio.
Quem usa juros? O banco central.
Como coordenar e administrar o cãmbio? Via Banco central com taxa de juros.
O padrão dólar flexível é caracterizado pela insegurança, gerada pelo câmbio flutuante e a desregulamentação de mercado.
O que é mais seguro hoje? Títulos da dívida pública norte americana.
Por quê? Porque é o único lugar que temos a certeza que teremos o dinheiro de volta.
O dólar deixa de ser uma moeda com finalidade de entesouramento.
Por quê? Justamente porque o sistema é instável.
O dólar é a divisa chave nas transações comerciais, contratos indexados ao dólar.
Quais os fatores principais para se trabalhar com dólar? A liquidez internacional, o dólar proporciona acesso aos diferentes mercados; o sistema financeiro dos Estados Unidos é o principal e o mais desenvolvido espaço de valorização e reprodução do capital financeiro, e os titulos da divida publica norte amewricanas sao os mais nobres do mercado.
Qual o principal papel do dólar como moeda financeira? Servir de indexador contratual.
Faz sentido eu comprar títulos, emprestar para um país que está perdendo hegemonia? Não, por isso é fato que os Estados Unidos não estão perdendo hegemonia.
A retomada da hegemonia americana e a nova financeirização capitalista são as duas faces do mesmo processo, resultado das políticas do próprio governo norte americano, amadurecidas quando seu poder parecia estar em decadência.
Em 1979 Paul Volcker eleva a taxa de juros, esta foi uma decisão tomada unilateralmente, política chamada de "diplomacia do dólar forte". Federal reserve (FED) passa a controlar as linhas de crédito do sistema nacional e internacional.
Por quê FED adotou esta medida? Houve uma reunião no SFI onde todos os países pressionaram os Estados Unidos para desvalorizar o dólar, contudo, para os Estados Unidos isto era um problema único e exclusivamente deles. Sendo assim, Volcker toma a decisão de elevar a taxa de juros.
Quais foram as consequencias desta ação? O dólar valoriza, outras moedas desvalorizam, os países que possuiam dívida externa baseada em dólar ficaram ainda mais endividados porque vão precisar de mais moeda estrangeira para pagar a mesma quantia da dívida, com isso, mais dinheiro entra no território norte americano, diminui a liquidez internacional. A economia mundial entrou em recessao.
O sistema de crédito interbancário cresceu.
Os Estados Unidos retomam a hegemonia monetária.
A crise força os países do G7 a um ajuste recessivo.
o Japão está totalmente dolarizado e compra dólar para continuar no mesmo patamar.
A retomada da hegemonia norte americana não se dá apenas pela valorização da taxa de juros, mas pela diplomacia das armas, investimento americano na OTAN, tecnologia militar.
A HEGEMONIA ECONOMICA É IMPORTANTE, MAS ELA SOZINHA NÃO SE SUSTENTA! É PRECISO PODER MILITAR E FINANCEIRO.
O mundo está comprando o tesouro norte americano, financiando o governo dos Estados Unidos, o governo Regan, a diplomacia das armas e o crescimento militar.
NÃO É POSSÍVEL GARANTIR HEGEMONIA APENAS PELO DÓLAR FORTE!
Fim da guerra fria e a globalização financeira.
Os juros continuam elevados até o ano de 1985.
depois de 1985 e até o ano de 1989, há uma desvalorização do dólar, os juros começam a cair.
Por quê isto ocorreu? Porque os Estados Unidos precisavam induzir outros países a crescerem em dólar.
Desvalorização do dólar = valorização de outras moedas. Aumenta a liquidez internacional, pois o mundo precisa ficar dependente do dólar, amarração de quem tem dívidas em dólar, assim, todo o sistema de crédito começa a crescer sem nenhum tipo de controle.
Os Estados Unidos aumentam a dívida pública = colocam títulos no mercado.
Eles deveriam arrecadar mais do que gastar. Por quê não fazem isto? Porque existem pessoas financiando a dívida norte americana, o tesouro norte americano, consumidores e investidores norte americanos.
A política economica norte americana a partir dos anos 80 passam a ser referência internacional, os bancos vão adotar políticas só depois que verem o que o FED faria.
DIPLOMACIA DO DÓLAR FORTE E DIPLOMACIA DAS ARMAS CAMINHAM JUSTAS!
Financeirização.
Significa dizer que estamos tratando de um período onde a taxa de câmbio passa a ser flutuante e o indicador relevante é a taxa de juros.
Como ganhar dinheiro neste sistema? No mercado financeiro! Não é na relação de troca, é em ativos financeiros, ações, papéis vinculados aos títulos da dívida pública norte americana.
A europa não poderia criar nenhum tipo de barreira economica, pois caso contrário, esta não cresceria.
Por quê? Porque ela cresce baseada no dólar, financiada em dólar, isto é o mais a encomoda.
Quem não paga a dívida pública norte americana só tem a crescer menos, pois ela não atrapalha, ela resolve, salvou centenas de bancos norte americanos, europeus. É melhor salvar os bancos ou ter equilíbrio fiscal?
A desvalorização do dólar de 1985 a 1989 foi forçada pelo FED, traduzindo em uma decisão do G-7: Acordo Plaza e acordo Louvre.
O Acordo Plaza foi fechado em setembro de 1985 no hotel Plaza, em Nova York, pelos representantes do então G-5 (EUA, Alemanha, Japão, França e Reino Unido). Este acordo era para coordenar a política economica dos países mais industrializados e atacar as forças protecionistas, mas sobretudo, reduzir o valor do dólar.
Já o acordo de Louvre procurou conter os excessos dos vendidos em dólar e estabilizar as taxas de câmbio. Foi assinado pelo G-6 (EUA, Alemanha, Japão, França, Reino Unido e Canadá) em 1987 em Paris.
1989 - 1996: Desestruturação da URSS e dos países de sua influência, reunificação da Alemanha com elevados custos para o marco alemão, política monetária norte americana é afrouxada unilateralemente para manter o dólar desvalorizado frente ao marco alemão e ao leme.
A FINANCEIRIZAÇÃO: A MOEDA E OS ATIVOS FINANCEIROS QUE ACABAM DETERMINANDO O TAMANHO DO CRESCIMENTO DA ATIVIDADE ECONOMICA. A RIQUEZA FINANCEIRA PASSA A SER A DETERMINANTE DA ATIVIDADE ECONÔMICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário