quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Moeda Internacional

Moeda internacional é uma moeda hegemônica, que é de confiança e bem aceita por todos os atores no cenário comercial internacional.

Para um Estado ter sua moeda como uma moeda internacional, concomitantemente este Estado precisa ser hegemônico. Ser um Estado hegemônico é ter território, população, exército forte, economia consolidada, uma moeda forte e confiável, e equilíbrio no balanço de pagamentos.

Há dois momentos em que tivemos moedas internacionais de fato: No final do século XIX e início do XX com a Libra esterlina e a partir desta data com o Dólar.

Para os economistas, não existe uma relação de poder por detrás da moeda, sua função é apenas para meio de troca e reserva de valor. O que muitos não sabem é que a moeda tem um condicionante político, a unidade de conta, esta que está totalmente direcionada ao Estado – pensamento dos cartalistas – o sistema não é mais monetário e sim financeiro, pois temos todos os tipos de papel e títulos comercializados (mercado acionário – compramos ações da Petrobrás na Alemanha, EUA...) compramos no mercado de commodities papeis vinculados a produtos agrícolas, petróleo, metais, o mercado financeiro trabalha com títulos de dívida pública, inclusive moeda, portanto, esta se torna um ativo financeiro. O sistema monetário único e exclusivamente com transações de moedas vão perdendo seu espaço na medida em que os bancos ganham espaço, o que faz a moeda passar a ser um ativo financeiro.
A moeda internacional é extremamente necessária, por exemplo, em uma transação entre Brasil e China, eu não posso pagar minha dívida em real e nem receber em Yuan, é preciso uma moeda internacional para fazer a transação, ou seja, o dólar.
O euro pode se tornar uma moeda internacional? NÃO! Pois esta não tem um Estado por detrás, e se não fosse a Alemanha, essa moeda já não existiria mais.
Assim como para um Estado ter sua moeda como moeda internacional ele precisa ser hegemônico, um Estado nunca se tornaria hegemônico se sua moeda não fosse internacional, sendo assim, a China nunca se tornará uma potência global, uma vez que esta não tem sua moeda nacional reconhecida internacionalmente.